Notícias: Ambiente Sped

Notícias

Ambiente Sped

Enfim...

Passamos décadas, sendo os guardadores de livros, entre gelatinas, carbonos, disquetes, maquinas de datilografar, fax, digitadores... começou melhorar, internet(mas so para os diretores), computador para os departamentos, e finalmente um computador para cada funcionário.. uau!!

Não quero fazer apologia ao governo que adora criar coisas para dificultar nosso dia a dia, mas hoje vejo toda essa mudança, toda essa inovação tecnológica, como uma peneira, de profissionais comprometidos com seu cliente, e empresas comprometidas com seus funcionários.

Vamos analisar:

Nos últimos anos com tanta tecnologia, os escritórios contábeis vêm contratando cada vez mais estagiários para substituir funcionários mais velhos,que não se atualizaram com o teclado, mouse, etc..

Em contra partida, os clientes acham que pagam um honorário somente para ter uma ou duas guias mensalmente para pagar.

Estamos num processo, com as IFRS, Sped, e toda essa inovação, então ao invés de ficarmos nos lamentando, que tal aproveitar e mostrar que somos contadores, contabilistas, profissionais que estudam, lêem, se informam e que não temos culpa de tanta evolução, mas que estamos preparados para orientar nosso cliente, com o cuidado de deixar claro que não podemos assumir o que não nos compete, não estudamos TI, então essa inovação tem que ser compreendida pelos pequenos empresários, que vão querer continuar no mercado, investindo em sua empresa, e valorizando seu contador, e os funcionários que desenvolvem esses serviços tão importantes.


Os escritórios e as empresas também tem que reavaliar sua conduta com os funcionários, investir naquele que da retorno, na parceria do funcionário x cliente x escritório, porque não podemos querer que a mesma pessoa que desenvolvia determinada tarefa, se dedique totalmente a estas novidades como se fosse algo sem importância.

Imaginemos a situação: você rescinde seu contrato com o cliente porque não tem como cumprir as obrigações, e seu funcionário pede demissão porque terá que trabalhar três vezes mais sem nenhum aumento salarial, ou bonificação?Se você tem uma equipe forte competente, e bem remunerada, não precisara rescindir seu contrato, nem pagar multas de cinco mil reais, mas se você achava ate agora que seu escritório estava bem, dava pra ir levando, então é hora de refletir.

AMBIENTE SPED: ou você esta preparado ou não está!!!

Diana Godoy

Contabilista desde 1992